Pacto do "sim e do Não
Momento de oração
O planejamento não se restringe ao programa de conteúdo a ser ministrado em cada disciplina. Ele vai muito além. Está inserido dentro do plano global da escola, que inclui o papel social, as metas e seus objetivos. A escola, por sua vez, faz parte do sistema educacional e é ligada às secretarias de Educação nos diversos níveis, que também determinam expectativas de aprendizagem para as diferentes áreas de conhecimento.
O ano letivo se inicia e, com ele, professores e gestores escolares se reúnem para fazer o planejamento anual. Essa atividade, embora seja sempre desafiadora, não deve ser vista como mera burocracia: é o melhor momento para que todos os atores envolvidos no processo educacional estejam juntos para repensar a escola e sua missão, a atuação dos professores e quais finalidades desejam atingir.
Deu inicio a reunião o Diretor Heloísio Martins de Carvalho, apresentando os novos funcionários e o novo pacto do "Sim e do Não", pedindo à todos que durante o corrente ano todos possam trabalhar com respeito mútuo e comprometimento. Em seguida, passou a palavra para a nova coordenadora pedagógica, Helenilde Caitano de Carvalho que se apresentou à todos e para quebrar o gelo da turma convidou-a para fazer a dinâmica de grupo - "O garotinho chamado Amor".
DINÂMICA DE GRUPO- O garotinho chamado Amor
Fazer gestos cada vez que
na história aparecer as seguintes palavras:
PAZ
- APERTO DE MÃO
AMOR- UM ABRAÇO
GARRA- TROCA DE LUGAR
SORRISO- GARGALHADA
BEM VINDOS-PALMAS
Era uma vez um garotinho
chamado AMOR.
O AMOR sonhava sempre com a PAZ.
Certo dia descobriu que a vida só teria sentido quando ele descobrisse a PAZ e foi justamente nesse dia que o AMOR saiu a procura da PAZ.
Chegando ao colégio onde ele estudava, encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios e foi nesse momento que o AMOR passou a perceber que o SORRISO dos amigos, transmitia a PAZ. Pois percebeu que a PAZ existe no interior de cada um de nós, e para isso basta dar um SORRISO.
E nesse instante, interferindo os pensamentos do garotinho AMOR, a turma gritou bem forte:
- AMOR, AMOR, você encontrou a PAZ que procurava?
O AMOR respondeu com muita garra: sim! Sim! Encontrei. Vocês querem saber?
Tragam a PAZ, um SORRISO bem bonito e sejam BEM – VINDOS!
Dinâmica.
O AMOR sonhava sempre com a PAZ.
Certo dia descobriu que a vida só teria sentido quando ele descobrisse a PAZ e foi justamente nesse dia que o AMOR saiu a procura da PAZ.
Chegando ao colégio onde ele estudava, encontrou os seus amigos que tinham um SORRISO nos lábios e foi nesse momento que o AMOR passou a perceber que o SORRISO dos amigos, transmitia a PAZ. Pois percebeu que a PAZ existe no interior de cada um de nós, e para isso basta dar um SORRISO.
E nesse instante, interferindo os pensamentos do garotinho AMOR, a turma gritou bem forte:
- AMOR, AMOR, você encontrou a PAZ que procurava?
O AMOR respondeu com muita garra: sim! Sim! Encontrei. Vocês querem saber?
Tragam a PAZ, um SORRISO bem bonito e sejam BEM – VINDOS!
Dinâmica.
A coordenadora Helenilde no segundo momento apresentou à todos os docentes o modelo sugerido para o plano de curso de 2013 e frisou sobre a importância do trabalho em grupo .
Hora do lanche
No terceiro momento a coordenadora Helenilde faz um pedido aos professores para trabalharem com o "Portfólio" explicando a sua importância e o que é um portfólio?
§ O
que é um portfólio
É a organização dos registros dos alunos, durante um
período. O portfólio pode ser considerado um meio de apresentar a reconstrução
do processo de aprendizagem. É, portanto, um instrumento de avaliação
processual, que a partir de uma seleção organizada e estruturada (intencional)
de alguns registros, viabiliza o acompanhamento do processo evolutivo do
trabalho realizado.
§ Por que
trabalhar com portfólio
A partir das atividades desenvolvidas ao longo de um processo,
os alunos e professores podem (e devem) refletir sobre o processo evolutivo do
mesmo. Os registros arquivados, de algum modo, evidenciam os avanços e as
dificuldades durante o processo. Estas informações devem assumir um papel
relevante na orientação das estratégias.
§ Como
trabalhar com portfólio
Na seleção das atividades a compor o portfólio, é
essencial que estas possam evidenciar os principais aspectos do processo
vivido.
O professor deve desenvolver um acompanhamento pontual dos
alunos, de modo que, durante as atividades, observe atentamente, registrando,
em uma ficha de acompanhamento individual , o desempenho do grupo como um todo e específico de cada aluno.
Além da observação própria do professor, é relevante que solicite registros
escritos ou orais dos alunos de modo a identificar o que aprenderam, quais
foram as dificuldades etc. Esta avaliação construtiva do processo convida o
aluno a refletir sobre seu processo de aprendizagem.
Referência Bibliográfica -Planejamento: momento de repensar a escola- Gestão da... revistaescola.abril.com.br
Eu como professora , gostei. A reunião foi ótima.
ResponderExcluir